• Planilha de Gastos

Você deseja ter um maior controle sobre as suas finanças? Não tem muita afinidade com a caneta e o papel? Se enxerga como uma pessoa mais ligada à tecnologia? Então, uma planilha de gastos talvez seja uma ótima opção para você.

Se você se interessa por planilhas de controle financeiro, mas não sabe nem por onde começar, calma, pois você está no lugar certo.

Neste artigo nós mostraremos como você mesmo pode construir a sua planilha de controle de gastos personalizada, de uma maneira simples e descomplicada e de quebra ainda deixaremos uma planilha de orçamento pronta gratuita, só para você baixar e usar, caso prefira. Mas…

Por Que Usar Uma Planilha Para Controlar Os Gastos?

Ter uma vida financeira saudável e equilibrada é um dos maiores anseios de uma pessoa. A ideia de ter tudo organizado e sentir que está progredindo financeiramente na vida, fazendo o dinheiro sobrar e com isso poder realizar sonhos como comprar um carro, a casa própria, ter dinheiro investido, é algo muito vivo dentro de cada um.

E uma planilha de gastos pessoais pode te ajudar com esse objetivo, e isso por si só já é um ótimo motivo para usar essa ferramenta.

Uma outra vantagem de usar uma planilha para controle de gastos é ter as coisas centralizadas em um único lugar. Nela você poderá acompanhar todas as movimentações das suas contas bancárias, dos seus cartões de crédito, de débito, etc.

Como a ferramenta é atualizada automaticamente, você não precisa ficar perdido em meio a tantos extratos de cartões de crédito, de débito, etc. evitando assim perder tempo. Basta inserir as informações e você já terá disponível a visão financeira geral podendo assim tomar as melhores decisões.

Um último benefício gerado por uma planilha de controle financeiro pessoal, mas nem por isso menos importante, é a possibilidade de saber o quanto você ainda pode gastar.

Seja quando saímos para uma festa, compramos uma roupa, ou até mesmo quando vamos à um médico, não importa, todos os nossos gastos podem ser categorizados. E as planilhas de controle são muito alinhadas com relação a isso. À medida que você vai lançando os gastos, você consegue acompanhar o quanto está gastando em cada categoria, analisar onde está gastando mais, e assim poder realizar possíveis ajustes.

Analisando seus gastos fixos, você ficará ciente da quantia que ainda tem para usar com gastos variáveis como lazer, por exemplo, ou do quanto deseja destinar para poupar e/ou investir, aquilo que estiver mais alinhado com os seus objetivos.

Como Fazer Uma Planilha De Gastos

Chegou a hora de colocar ordem em seu orçamento. Vamos ver agora como fazer uma planilha de gastos personalizada, da maneira mais simples possível. A proposta, é que ao final você tenha uma planilha de controle de despesas enxuta contendo apenas aquilo que condiz com a sua realidade financeira atual. Para isso basta seguir os passos abaixo:

1.      Primeiramente faça um levantamento das suas fontes de renda;

2.      Inclua nas primeiras linhas da coluna as categorias referentes às suas fontes de renda. Exemplo: Salários, aluguéis e etc;

Montar Planilha de Gastos Passo 2

3.      Agora faça um levantamento de todas as suas despesas;

4.      Separe-as por categorias principais. Exemplo: Todas as despesas da casa, chamaremos de “Habitação”;

5.      Agrupe todas as categorias e suas respectivas despesas e coloque todas nas linhas logo após as linhas onde estão os seus rendimentos;

Montar Planilha de Gastos Passo 5

6.      Analise e veja se está tudo certo, depois de conferir tudo passe para o próximo passo!

7.      Agora você irá separar as colunas em 12 meses, cada coluna será um mês e assim ao final você estará preenchendo a Planilha Anual;

Montar Planilha de Gastos Passo 7

8.      Agora que você tem os dados referente às entradas (Rendimentos) e às saídas (Gastos), vamos descobrir se seu saldo mensal/ anual foi positivo ou negativo;

9.      Ao final de todas as linhas, acrescente uma linha para receber a soma total dos “Rendimentos”;

10.  Depois acrescente uma linha logo abaixo para receber a soma de todos os “Gastos”;

11.  Agora inclua uma última linha que irá receber o resultado (Rendimentos – Gastos) e assim você terá o seu saldo mensal/anual e saberá se foi positivo ou negativo com relação ao seu comportamento financeiro.

Montar Planilha de Gastos Passo Final

Baixar Planilha De Gastos

Na seção anterior, nós mostramos como fazer uma planilha de gastos mensais personalizada, apenas com as categorias que você desejar, mas nós também resolvemos dar a você a oportunidade de baixar uma planilha de gastos oficial do Credibilitas.

Essa planilha de finanças pessoais já possui categorias pré-definidas, e claro, não tem como ser tão personalizada, mas a planilha é livre para edição e você poderá ajustá-la conforme a sua necessidade tomando apenas cuidado com a integridade das fórmulas de somatórios já existentes.

Clique Aqui Para Fazer O Download

Ajude o Credibilitas a crescer ainda mais. Compartilhe nossa página!

2018-11-09T18:30:18+00:00

Sobre o Autor: