• Controle Financeiro Pessoal

Neste artigo iremos falar sobre a importância do controle financeiro pessoal para o alcance dos seus objetivos e metas. Com certeza você quer que a prosperidade sempre bata à sua porta, ou simplesmente gostaria de poder comprar aquele bem sem qualquer impedimento financeiro.

Entre outras questões se você já pensou algo parecido com o que dissemos no parágrafo anterior, então você está no lugar certo! Esteja com a gente até o final deste artigo e veja uma compilação de informações úteis que preparamos especialmente para que você execute um bom controle de gastos, veja como ter sua própria planilha de gastos e faça o seu planejamento financeiro familiar mostrar ótimos resultados.

O Que é Controle Financeiro Pessoal?

Todos nós recebemos receitas (fontes de dinheiro) de alguma forma, seja através do trabalho formal, informal e etc e consequentemente gastamos parte dessa fonte com as nossas despesas básicas como, por exemplo, as contas de energia, água, gasolina e muitas outras que não são tão básicas assim, como produtos de grife, festas entre outras.

O que é controle financeiro pessoal

Quando queremos saber exatamente em que estamos gastando mais dinheiro, de que fonte estamos recebendo mais dinheiro elaboramos então um controle financeiro pessoal, doméstico ou familiar.

Este tipo de controle pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente dos ganhos, tipos de gastos, idade e etc. Você pode controlar tudo o que ganha e gasta anotando tudo em um caderno reservado para este fim, ou utilizando aplicativos de celular, programas no computador, por exemplo, você pode criar uma planilha de gastos no Excel. Que tal então entendermos a importância disso tudo?

Ajude o Credibilitas a crescer ainda mais. Compartilhe nossa página em suas redes sociais!

Porque Fazer Um Controle Financeiro Pessoal

Você pode receber suas receitas, gastá-las e não dar tanta importância a elaborar um controle de fato, porém é bastante comum às vezes você nem perceber que o dinheiro acabou antes do mês terminar e pode até ficar se questionando à respeito sem entender para onde foi tudo que você tinha na conta.

Porque Fazer Um Controle Financeiro Pessoal

Já imaginou você descobrir que um simples ajuste pode fazer com que sobre mais dinheiro para outras prioridades? Veja que você pode, por exemplo, descobrir que está gastando muito com lazer, ou que está comprando incluindo itens que você já tem em casa na sua lista de compras do supermercado.

Essas são apenas algumas das razões para que você repense um pouco à respeito desse assunto que mexe com seu bolso e comece a se questionar: Por que usar uma planilha para controlar os gastos? Acho que você já deve ter uma resposta em mente, então veja a seguir algumas dicas essenciais para dar o primeiro passo em direção à um gerenciamento financeiro efetivo.

Dicas Para Controle Financeiro Pessoal

Veja abaixo algumas simples dicas de controle financeiro pessoal que podem ajudar você a controlar as finanças:

Dicas Para Controle Financeiro Pessoal

  • Faça um levantamento das suas fontes de receitas;
  • Faça um levantamento dos seus custos fixos, como luz, água e etc;
  • Comece a anotar os pequenos gastos;
  • Verifique os seus gastos com cartões de crédito e etc;
  • Crie categorias para cada saída e entrada, como: Casa, lazer e etc;
  • Separe um caderno para isso e o leve sempre com você;
  • Analise durante os próximos meses o seu comportamento financeiro;
  • Faça ajustes! Por exemplo, dispondo um limite para cada coisa.
  • Se você não gosta da ideia do caderno, anote no seu celular!
  • Você pode baixar uma planilha de gastos pronta e personalizar de acordo com seus critérios!
  • Reduza as saídas e verá que economizando você pode alcançar seus objetivos.

Ajude o Credibilitas a crescer ainda mais. Compartilhe nossa página em suas redes sociais!

2018-11-03T14:34:15+00:00

Sobre o Autor: