• Score

SCORE É UMA PONTUAÇÃO QUE INDICA QUAL A CHANCE DE CERTO PERFIL DE CONSUMIDOR PAGAR AS CONTAS EM DIA, DURANTE 12 MESES SEGUINTES. ELE É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL, QUE TEM COMO PROPÓSITO COLABORAR NO PROCESSO DE REALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE DE CONCESSÃO DE CRÉDITO.

Você sabia? Que o score pode significar o sucesso ou o fracasso quando pedimos crédito, seja um empréstimo, um financiamento, ou até mesmo um limite de cartão?

Por isso mesmo é essencial entender o score e saber como ele funciona.

Mas antes, aproveite e compartilhe agora esse artigo nas suas redes sociais. Seja útil compartilhando essa utilidade para seus amigos.

Confira os tópicos:

O que é e como funciona o score?

O Que é e Como Funciona o Score?

O score como o próprio nome diz, é uma pontuação que mostra o nosso comportamento com relação aos nossos compromissos financeiros, baseando-se em dados tanto dos registros públicos quanto do SCPC.

Em outras palavras, o score mostra quanto um consumidor é bom pagador ou não.

Quando fazemos uma solicitação de crédito, seja através de um empréstimo, ou de um financiamento; por exemplo, as financeiras, bancos, e outras organizações que concedem crédito fazem todas as análises necessárias, calculam todos os riscos antes de nos concederem ou não esse crédito.

As empresas precisam saber se teremos a capacidade de pagar, de honrar com esse compromisso. E é nesse momento que elas consultam o seu score para ajudar na sua tomada de decisão.

Se o seu score é baixo, dificilmente você conseguirá o crédito desejado, seja ele um empréstimo ou um financiamento, por exemplo.

Quanto mais baixo é o score de um consumidor, mais altas são as chances de ele ser um mal pagador.

E aí, ficou curioso(a) para saber se o seu score é baixo ou alto? Que bom, pois é justamente sobre isso que vamos falar agora.

Como Consultar Seu Score

Como Consultar Seu Score

Através do site de duas empresas, o Serasa Experian e a Boa Vista SCPC, você consegue consultar o seu score de forma fácil e totalmente gratuita. O indicador vai de zero a mil, e quanto mais próximo de mil, melhor.

Confira abaixo como proceder em cada uma das plataformas para fazer uma consulta grátis da sua pontuação.

Serasa Experian

Serasa Experian

O Serasa Score é um serviço da Serasa Experian que permite verificar o seu score. Confira abaixo o passo a passo para acessar o Serasa Score e fazer uma consulta gratuita:

Passo 1: Acesse o site do Serasa Score e clique no botão “Consultar agora grátis”.

Consulta Score Grátis

Passo 2: Na tela de login, use seus dados de acesso do Serasa Consumidor para se conectar ao serviço. Se você ainda não tem uma conta no serviço, clique em “Cadastrar”, logo abaixo. Se você preferir, pode selecionar também as opções “Entrar com o Facebook” ou “Entrar com o Google”, para criar um login usando uma das suas redes sociais.

Login Serasa Score

Passo 3: Se você utilizar sua conta do Facebook ou Google para criar seu login, autorize que o serviço acesse os seus dados.

Serasa Score login com facebook

Passo 4: Na tela seguinte, preencha suas informações pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e e-mail) e aceite os termos de uso. Para finalizar, clique em “Cadastrar grátis”.

Cadastro grátis para consultar Score

Passo 5: Depois de efetuar o login com as suas credenciais, o serviço calcula a sua pontuação e mostra a informação na tela, acompanhado das estatísticas correspondentes ao seu score.

Pontuação Serasa Score

Boa Vista SCPC

Boa Vista SCPC

Através do site Consumidor Positivo, a Boa Vista SCPC permite que os consumidores vejam seu score de crédito de forma gratuita, simples, rápida e prática.

O Score Boa Vista calcula esse indicador baseando-se em três categorias de dados. Primeiro: o comportamento de pagamentos, tanto o atual como no passado de cinco anos. Segundo: a procura por crédito no mercado. Terceiro: os dados cadastrais. Assim como no Serasa Experian, a pontuação também vai de zero a mil.

Consultar o seu score com o Boa Vista SCPC é muito fácil. Basta você acessar o site Consumidor Positivo, fazer um cadastro com suas informações básicas seguindo o passo a passo do site e conferir o resultado. Todo o processo no site é simples, intuitivo e autoexplicativo.

Clique aqui para acessar o site Consumidor Positivo (consulta gratuita)

Como Aumentar Seu Score de Crédito

Como Aumentar Seu Score de Crédito

Você realizou uma consulta e descobriu que seu score está baixo? Calma! Não precisa se desesperar. Hoje nós daremos as melhores dicas para que você aumente progressivamente o seu score.

Antes de mais nada, é necessário compreender que ações tomadas hoje para aumentar a sua pontuação não possuem um efeito instantâneo, é necessário ter um pouco de paciência.

Outra coisa importante, é que ter um bom score não é uma garantia de aprovação de crédito, principalmente porque as empresas têm suas próprias medidas de análise, e podem muito bem nem verificar o score no momento da análise de concessão de crédito.

A grande realidade, como já foi falado, é que ter um bom score pode ajudar você e muito, a conquistar mais facilmente aquele financiamento, ou empréstimo tão esperado.

Dito isso, vamos às dicas:

  1. Limpe seu nome

Essa deve ser a sua prioridade. Limpar o seu nome é essencial para aumentar a sua pontuação. Se você possui dívidas atrasadas, procure seus credores, negocie com eles suas dívidas e pague todas elas. Somente assim você conseguirá mudar o modo que o mercado analisa o seu cadastro.

É muito importante que você faça um planejamento e organize suas finanças, até mesmo para você entender quanto dinheiro você possui para quitar suas dívidas.

Você já limpou seu nome e mesmo assim o seu score não subiu? Calma. Esse curto vídeo mostra exatamente o que está havendo:

Como você estava endividado e normalizou a situação há pouco tempo, é importante nesse momento manter a regularidade nos meses seguintes. É importante expor que o seu comportamento mudou e que a sua regularidade é invariável.

Quanto mais tempo se manter nesse novo comportamento, de pagar suas contas em dia, melhor, pois nos meses seguintes, os credores poderão reavaliar o risco de disponibilizar crédito a você.

  1. Pague suas contas em dia

Procure sempre pagar suas contas em dia. Uma dica legal é adicionar todas as suas contas no sistema de débito automático. Para tal, basta que você faça uma solicitação para as empresas de telefonia, energia elétrica e gás. Hoje em dia, a maior parte das empresas disponibiliza essa funcionalidade. Dessa forma você evita ter o nome negativado por conta de algum descuido com as contas.

  1. Atualize seus dados na Serasa

Manter os dados cadastrais sempre atualizados também é essencial, uma vez que a qualidade dos dados cadastrais entra na constituição da fórmula do score.

E para isso, basta manter as suas informações pessoais sempre atualizadas na Serasa. Quanto mais precisas forem as informações básicas sobre você como endereço, idade e telefone, mais autêntico o seu cadastro será. É importante também informar a Serasa toda vez que modificar algum desses dados. Se por algum motivo, você não quiser atualizar os seus dados online, é possível também ir a uma agência Serasa.

  1. Faça um cadastro positivo

O Cadastro Positivo é uma maneira fácil de catalogar dados que as empresas consideram essenciais na hora de conceder crédito para o consumidor: seu bom relacionamento com empresas e bancos, quantas contas você já pagou, etc.

Esse cadastro pode colaborar na melhoria do score, uma vez que indica a regularidade no pagamento das contas, sejam as de consumo, como energia elétrica, gás, água, ou mesmo as bancárias, do varejo, etc.

O Cadastro Positivo, pode ser realizado no site do Consumidor Positivo. Clique aqui para acessar.

  1. Não busque crédito de forma exagerada no mercado.

Uma coisa que pode baixar seu score é pedir crédito de forma descontrolada.

Não é uma boa prática, por exemplo fazer um empréstimo se você não precisa dele realmente. Se você deseja muito comprar algo, o melhor caminho seria poupar o seu dinheiro, investir da maneira mais adequada e comprar à vista, evitando assim puxar o seu score para baixo.

Conclusão Sobre o Score

Conclusão Sobre o Score

Com o passar do tempo, e seguindo essas dicas rotineiramente, uma pessoa que hoje tem um score baixo pode atingir um grau maior de pontuação, uma vez que a verificação do comportamento é um processo dinâmico e atualizado regularmente.

Aproveite e compartilhe agora esse artigo nas suas redes sociais. Seja útil compartilhando essa utilidade para seus amigos.

2018-10-22T22:59:47+00:00

Sobre o Autor: